Pesquisar este blog

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Feliz Círio à Todos!

O Círio de Nazaré é a maior manifestação religiosa católica do mundo, sendo celebrada desde 1793, na cidade de Belém do Pará. É celebrada anualmente no segundo domingo de outubro.
Este ano, o Círio será celebrado no dia 09 de outubro próximo, reunindo familias e amigos em torno do famoso almoço onde são servidos pratos típicos da culinária amazônica como o pato no tucupi e a maniçoba.
Para quem não sabe, a maniçoba é um prato que lembra uma feijoada, é a feijoada indígena, preparada com as mesmas partes do porco só que com uma erva chamada maniva, que para perder o veneno que existe em suas folhas, é levada ao fogo para cozinhar por no mínimo sete dias sem parar, deixando nas casas em que são feitas, um cheiro inconfundível!
Não sei de um outro estado brasileiro que escolha um dia do ano especificamente para resgatar suas raízes como acontece aqui no Pará e tenho muito orgulho disso.
Também sou privilegiada, pois esta procissão, que todos os anos recebe milhões de romeiros ( e isso não é apenas uma maneira de dizer, é literal mesmo!) passa exatamente na frente da minha sacada, assim posso compartilhar com meus familiares e amigos a alegria de ver de "camarote" a Santa preferida dos paraenses e o espetáculo humano que é a corda dos promesseiros!

Este ano Nossa Senhora de Nazaré está linda, com manto belíssimo criado pelo estilista Jorge Bittencourt, vejam:


E com o tema na cabeça vão se criando outras coisas. Adorei esta jóia criada pela designer Rosa Leal:


Também curti essa gravura do artista plástico Morandini:


E este quadro do artista plástico Aluisio Dias da Silva simbolizando a corda:


Aqui outro do mesmo artista acima, simbolizando nosso Círio Fluvial, que acontece no sábado de manhã anterior à domingo:


Por último, foto de nossos famosos brinquedos de miriti, que são vendidos durante a procissão e indissociáveis ao evento:


Desejo à todos os paraenses um feliz Círio de Nossa Senhora de Nazaré, que ela cubra a todos nós com Seu manto de amor e luz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...