Pesquisar este blog

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Como Fazer Um Jantar Sofisticado Sem Tempo Nem Cozinheira!

Olá amigos!
Ontem foi meu aniversário de casamento. Vou contar a vocês uma breve história: quando eu e meu marido resolvemos nos casar, o divórcio do meu primeiro casamento ainda não tinha saído. Então, resolvemos primeiro morar juntos antes de oficializar a união. E escolhemos o feriado do dia 12 de outubro para fazer nossa mudança. À noite, saímos nós dois para jantar e chamamos um casal de amigos a Ivana e o Beto Bordalo, para que testemunhassem que dali em diante nós dois nos trataríamos como marido e mulher. Trocamos alianças, fizemos juras e começamos ali nossa vida. Meses mais tarde, quando a papelada do divórcio finalmente ficou pronta, oficializamos no fórum um casamento que para nós já existia. Até hoje comemoramos a data do dia 12 e não a oficial.
E lá se vão 17 anos juntos, criamos a Gabriella, minha filha do primeiro casamento e tivemos mais dois filhos, Jade e João Pedro.
História contada, ontem resolvemos chamar para jantar conosco exatamente o mesmo casal que testemunhou nossa união naquela noite de outubro, a Ivana e o Beto. Como o feriado também era dia das crianças tive pouco tempo para fazer tudo, já que antes ainda levei o mais novo para o clube!
Então esse post é uma aula de como preparar um jantar romântico e sofisticado em pouco tempo e sem cozinheira à noite. Vamos lá:

A primeira coisa que fiz quando acordei foi telefonar para a floricultura. Descobri que a Bem Me Quer entrega em casa estilo delivery, com pagamento na hora da entrega o que facilita muito a vida de quem anda no corre-corre.Encomendei rosas Ambiance, que são amarelas com a ponta salmão, lindas! Pedi que entregassem 20 rosas, e quando chegaram as coloquei num balde com água.
Parti para fazer a sobremesa, uma mousse de chocolate branco sobre sopa fria de morangos e hortelã. Parece difícil mas é bem fácil. Faço a sopa de morangos com morangos cortados pela metade, água e açúcar, eles ficam lá fervendo e reduzindo até ficar com consistência de calda. Desligo, espero esfriar e levo para a geladeira.
A mousse, faço derretendo chocolate branco junto com duas latas de creme de leite e depois junto mais duas claras em neve. Levo também para a geladeira.

Parto para a entrada: Salmão levemente grelhado com farofa de caviar.
Corto em pedacinhos alguns pães dormidos de massa grossa, e levo à frigideira com bastante manteiga e ervas de provence. Depois de pronto, reservo.
Faço um molho reduzindo shoyo com açúcar e vinho tinto. Reservo.

E daí, corto a linguiça toscana em pedaços, levo também à frigideira por alguns minutos e reservo. Corto as cebolas e deixo também reservadas. Isto vai servir de base para o meu prato principal: Risoto de linguiça toscana e Shiraz.

Vou para o clube onde passo horas na companhia de meu marido e amigos enquanto meu filho se diverte.

Volta para casa às 16:30 hs. Meu jantar começa em menos de 4 horas. Não há tempo a perder!
Monto o arranjo da mesa: Algumas rosas, corto para que fiquem um pouco maiores mas não numa altura que incomode quem está conversando na mesa, este detalhe é muito importante! Se o jantar é sentado à mesa, o arranjo floral nunca deve ser muito alto. Desta vez peguei como vaso uma jarrinha de água mesmo, que serviu completamente. Depois peguei uns mini copinhos, cortei as rosas em tamanho bem menor e completei com uns mini vasinhos que comprei há um bom tempo atrás porque achei bonitos e nem sabia para o quê iriam servir. Estão aí. Olhem:




Daí coloquei os jogos americanos brancos em richelieu e este fantástico aparelho de jantar azul com arabescos imitando cashmere. Lindo!






Usei guardanapos brancos e coloquei estas lindas argolas de guardanapos em cristal da CECILIA DALE:





Usei talheres de prata que herdei da minha mãe:


As taças, usei bem diferentes, porque nunca gosto de todas iguais. Então usei transparentes que comprei num leilão, polonesas, outras num tom levemente âmbar que são lapidadas à mão e que herdei da minha mãe e outra para champagne mais moderna, uma flute de linhas retas. Todas de cristal, claro!






Completei com castiçais também de cristal, e olhem como ficou tudo:









Daí fui me arrumar. Os convidados chegaram, conversamos um pouco e fui fazer as entradas. Triturei a farofa no processador e esquentei um pouco. Grelhei as postas de salmão já previamente cortadas. Aqueci o molho e comecei a montar, salmão por baixo, farofa por cima com ajuda de um aro e sobre tudo o caviar bem generoso. E o molho ao redor. Ficou assim:





Comemos e mais uma vez eu me levanto para fazer o risoto. Gente, não vou dar a receita aqui, se quiserem podem me pedir, deixar e-mail que eu mando, mas garanto que risoto é a coisa mais fácil do mundo para fazer quando se está só na cozinha. Leva aproximadamente 25 minutos. O meu como já falei foi de linguiça toscana com vinho shiraz. Infelizmente esqueci de tirar foto (afinal já estava louca para sentar e comer) mas garanto que ficou lindo e delicioso!
Daí me levantei para fazer a sobremesa, que foi a mais fácil de todas. Coloquei nos bowls a sopa gelada de morangos, depois dispus sobre elas uma colherada bem grande da mousse e completei com folhinhas de hortelã:


E depois foi só curtição! Tarefa cumprida! Abaixo, eu e minha amiga Ivana, meu marido e amigo Beto e nós dois juntos, festejando mais um ano de casamento, num jantar que foi praticamente todo preparado (e casa enfeitada) numa tarde e só por mim.






Viu como dá pra fazer? Espero que tenham gostado. Bjsss

2 comentários:

  1. Eras, amiga... vc é um arraso!!!! Quando eu crescer, quero ser igualzinha a você!!! Que Deus conserve em você, os seus talentos!!!
    Bjs no coração, linda!!! Mauridete

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Mauridete, um beijoaoaoaoao pra vc!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...