Pesquisar este blog

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Duas mesas e Duas receitas!

Oie gente! Cá estou eu novamente para mostrar para vocês um pouquinho do meu fim de semana em casa, com minhas mesinhas de almoco. Antes de mais nada peco desculpas pelo meu teclado, estou escrevendo de um note que não possui cedilha. Sorry! Mas vamos lá, sábado foi dia de almocinho em casa com meu marido e os filhos. Quatro pessoas. Mas mesmo em casa, só para a familia, minhas mesas são bonitinhas e caprichadas, porque acho que a familia, mais do que qualquer pessoa, merece ser tratada com carinho e dedicacão. Então resolvi fazer um risoto de carne-seca com abóbora, um prato que faz sucesso aqui com a garotada. Receita? Vamos lá.
A carne-seca eu dessalgo um dia antes, afervento e puxo no azeite. Reservo. A abóbora eu asso no papel alumínio por uma meia hora, 40 minutos, até ficar bem macia. Tem gente que gosta de que fiquem pedacinhos de abóbora no risoto. Eu não, gosto dela inteiramente incorporada ao risoto sem pedacinho algum. A melhor abóbora para isso é aquela japonesa.
Reservo a abóbora. Esquento o caldo de legumes até ferver. Sabem fazer risoto? O procedimento é o mesmo: Pico a cebola, puxo-as no azeite, coloco duas xícaras de caldo de legumes, duas xícaras de vinho tinto e ponho mais 4 xicaras de arroz arbório, essa quantidade dá para 4 pessoas, calculo uma xícara do arroz por pessoa. O segredo agora é ir mexendo a panela com este arroz e ir colocando o caldo sempre, para nunca deixar ficar seco, até o arroz ficar no ponto. Este procedimento durará uns 25 minutos. Nos cinco minutos finais eu adiciono a pasta de abóbora e mexo bem. Logo depois adiciono a carne seca.E por último, adiciono umas duas colheres de manteiga e uma xícara de queijo parmesão ralado. Esta quantidade de queijo pode ser menor, mas eu gosto assim. Tampo a panela e deixo meio que descansando por mais uns 5 minutinhos, e sirvo em seguida. O bom risoto esparrama no prato como se fosse lava saindo de um vulcão!
Vamos ver as fotos da mesa do sábado?
Fiz uma bem informal, coloquei cacatuas da designer Vera Milunovic para Villa Santi. O aparelho é Vista Alegre, com motivo de pássaros.


Cacatuas de cerâmicas misturadas a vasinhos de prata. A folhagem é super fake, compro em lojas de importados quando viajo e deixo guardados em casa. Aliás, vocês não tem idéia de tudo o que eu guardo em casa... As tacas são duas, uma de cristal e prata em bico de jaca, antigona, foi do enxoval do casamento de minha mãe e agora são minhas. A outra é de vidro, simples, com haste verde.




Olhem a foto do risoto:


Agora vou mostrar para vocês a minha mesa do domingo e depois dar a segunda receita, da torta de chocolate Negresco:









O aparelho de jantar é da Villa Santi, linha Porto Brasil. É a linha brasileira com a qual a Cecilia Dale trabalha em suas lojas. Os sousplats também são da Cecilia Dale by Villa Santi, feitos em rattam. O jogo americano é da linha Poème da Villa Santi. Os talheres são da Tramontina e as tacas vermelhas são de cristal, junto a outra menor de cristal da Bohemia e mais uma com haste verde simples, de vidro, que usei na mesa de sábado. Os arranjos, são de flores artificiais, já disse que sempre tenho em casa algumas dessas flores, a Cecilia Dale trabalha muitíssimo bem com arranjos artificiais e em breve teremos na loja. Os vasos são de vidro mesmo, eu vou comprando por aí tudo o que acho bonitinho e barato e guardo, porque sempre tem o momento de usar. Esse é o segredo de armar mesas bonitas, ter variedade, misturar o caro ao que é bem em conta, o luxo ao que é simples, e saber que CONTRASTE + HARMONIA = BELEZA!

Receita da torta? Vamos primeiro dar uma olhadinha nela:



A casquinha eu preparo com biscoitos Negresco, aqueles pretinhos recheados, eu os trituro e misturo com manteiga até formar uma massa homogênea.Vou colocando essa massa numa forma de fundo removível até preencher todo o fundo e os lados da forma. Levo ao forno por uns 10 minutos. Retiro. Daí coloco uma fina cadama de doce-de-leite e depois uma de ganache de chocolate. A ganache eu preparo com duas barras de 500g de chocolate meio amargo derretidos com duas latas de creme de leite. Só isso. Então recapitulando, primeiro vai a casquinha de negresco, forno, retiro, depois vai a camada de doce de leite e por último a camada de ganache de chocolate. Gente, vocês não imaginam a LOUCURA que é esta torta!!!!! De comer rezando!


Então é isso,duas mesas com duas receitas, semana que vem tem mais!

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...