Pesquisar este blog

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

O mítico La Tour D'Argent

Impossível dizer qual dos restaurantes que já fui, o meu preferido. Mas certamente posso concluir que este está na minha lista de "os mais queridos" dos quais por onde já passei.
Já tive o privilégio de comer no La Tour D'Argent, este templo da alta gastronomia, por duas vezes, para jantar e depois para almoçar. A má notícia é que é um restaurante basicamente frequentado por turistas, os franceses mesmo não chegam nem perto. A boa notícia é: e quem se importa? Afinal, não importa quantas vezes visitemos Paris, lá, sempre seremos turistas...
O La Tour D'Argent abriu suas portas em 1582.

Suas mais conhecidas especialidades são aquelas à base de pato. São os patos prensados, dos quais o mais famoso é o Caneton Tour d'Argent, criado em 1890 por Méchenet, em Rouen. O "Tour d'Argent" tem sua própria granja onde cria seus patos. Os jantares com o Caneton recebem um "cartão" com um número sequencial que já ultrapassa a casa do milhão.

Quando estive lá pela primeira vez, fui com meu pai e meu irmão, para jantar. Chegamos e nos deparamos com esta linda e sisuda fachada:



Uma vez lá, nos sentamos no primeiro andar, o lobby, onde esperávamos pela nossa mesa. Na mesma hora iniciaram-se os serviços e fomos brindados com uma linda salva de prata repleta de pequeninos canapés. Mas quem queria saber de canapés quando se estava dentro de uma sala com as paredes repletas de fotos e autógrafos das pessoas famosas que já tinham visitado o lugar? Mais parecia um museu! Levantei e comecei a ficar maravilhada com aquelas assinaturas de próprio punho de gente como Marilyn Monroe, Salvador Dali, Grace Kelly, princesa Diana, Pablo Picasso,reis, rainhas e imperadores, além do nosso brazuca Ronaldo "Fenômeno"...
Quando nossa mesa ficou pronta, subimos num pequeno elevador, conduzido pelo recepcionista mais bem vestido que já havia visto. E chegamos ao lindo salão, decorado no melhor estilo rococó:





Com a mais linda vista que se pode imaginar!!!!!
No La Tour D'Argent é quase impossível se sentar mal, pois praticamente todas as mesas são voltadas para a janela. Há praticamente um garçon para cada mesa e para cada tipo de serviço, assim sendo quem anotará seus pedidos será um, quem ajudará na escolha de vinhos será o sommelier (não há como dispensar o sommelier, já que a carta conta com mais de 500.000 rótulos e mais parece uma lista telefônica com os números do país inteiro), quem virá perguntar sobre a sobremesa outro e quem trará a conta ainda outro. Entre os cursos, vem o sorbet, que é uma espécie de sorvete sem leite com a finalidade de limpar o paladar para que você aproveite o máximo dos pratos que pediu sem a interferência dos anteriores. Como na maioria dos restaurantes estrelados da França, o cardápio das mulheres vem sem os preços (porque eles acham que nós não precisamos nos preocupar com esses detalhes e se um cavalheiro nos convidou até lá, eles que paguem-nada mais justo na minha opnião) e no final, depois da sobremesa, claro, eles ainda servirão mini chocolates mesmo que você não tenha pedido. Tudo embutido no preço, claro.

Almoço ou jantar?
Depende. Se o dinheiro não for o problema, vá para o jantar, porque de noite você fica tão deslumbrado com a vista e com o lugar à meia-luz que não vê os defeitos que certamente notará de dia. Há quem diga que o La Tour está decadente e talvez, de dia, ao ver as cortinas um tanto quanto desbotadas, você também pense isso. Mas é aquele charme da decadência francesa, o decadance avec elegance, entende? Já fui almoçar lá e gostei! A vantagem de ir de dia é a conta, pois se você não está disposto a gastar tanto, no menu de almoço há um preço fixo de 90 euros já incluindo a entrada, prato principal e sobremesa. Quando fui almoçar, foi almoço exclusivamente de mulheres (coisa chique almocinho de amigas no Tour D'Argent, né?)e quando apenas mulheres estão em Paris, o gasto é mais voltado para comprinhas do que para restaurantes,então escolhemos propositalmente ir e pedir o menu do dia.Pense que vai desembolsar mais no mínimo uns 100 euros pela garrafa de vinho, o que não é exatamente uma pechincha, mas também não vai matar ninguém depois... Afinal você está em Paris e se escolheu ir no La Tour D'Argent sabe que vai pagar mais do que num bistrô qualquer, né?

Enfim, existem muitos outros restaurantes estrelados em Paris dos quais certamente falarei em outros posts, mas esta casa tradicional que resiste firmemente até hoje é um que não pode faltar na sua wish list de mesas à conferir. Como os vestidos pretos de Coco Chanel, um clássico que sempre vai ser in.
E se você gostar de vinhos, não deixe de pedir para conhecer a adega subterrânea:

Enfim, ir ao La Tour D'Argent é se permitir ser cercado pelo que há de bom e de melhor em matéria de boa mesa, além de ser um mergulho na história! Vale cada centavo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...