Pesquisar este blog

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Duas mesas e Duas receitas!

Oie gente! Cá estou eu novamente para mostrar para vocês um pouquinho do meu fim de semana em casa, com minhas mesinhas de almoco. Antes de mais nada peco desculpas pelo meu teclado, estou escrevendo de um note que não possui cedilha. Sorry! Mas vamos lá, sábado foi dia de almocinho em casa com meu marido e os filhos. Quatro pessoas. Mas mesmo em casa, só para a familia, minhas mesas são bonitinhas e caprichadas, porque acho que a familia, mais do que qualquer pessoa, merece ser tratada com carinho e dedicacão. Então resolvi fazer um risoto de carne-seca com abóbora, um prato que faz sucesso aqui com a garotada. Receita? Vamos lá.
A carne-seca eu dessalgo um dia antes, afervento e puxo no azeite. Reservo. A abóbora eu asso no papel alumínio por uma meia hora, 40 minutos, até ficar bem macia. Tem gente que gosta de que fiquem pedacinhos de abóbora no risoto. Eu não, gosto dela inteiramente incorporada ao risoto sem pedacinho algum. A melhor abóbora para isso é aquela japonesa.
Reservo a abóbora. Esquento o caldo de legumes até ferver. Sabem fazer risoto? O procedimento é o mesmo: Pico a cebola, puxo-as no azeite, coloco duas xícaras de caldo de legumes, duas xícaras de vinho tinto e ponho mais 4 xicaras de arroz arbório, essa quantidade dá para 4 pessoas, calculo uma xícara do arroz por pessoa. O segredo agora é ir mexendo a panela com este arroz e ir colocando o caldo sempre, para nunca deixar ficar seco, até o arroz ficar no ponto. Este procedimento durará uns 25 minutos. Nos cinco minutos finais eu adiciono a pasta de abóbora e mexo bem. Logo depois adiciono a carne seca.E por último, adiciono umas duas colheres de manteiga e uma xícara de queijo parmesão ralado. Esta quantidade de queijo pode ser menor, mas eu gosto assim. Tampo a panela e deixo meio que descansando por mais uns 5 minutinhos, e sirvo em seguida. O bom risoto esparrama no prato como se fosse lava saindo de um vulcão!
Vamos ver as fotos da mesa do sábado?
Fiz uma bem informal, coloquei cacatuas da designer Vera Milunovic para Villa Santi. O aparelho é Vista Alegre, com motivo de pássaros.


Cacatuas de cerâmicas misturadas a vasinhos de prata. A folhagem é super fake, compro em lojas de importados quando viajo e deixo guardados em casa. Aliás, vocês não tem idéia de tudo o que eu guardo em casa... As tacas são duas, uma de cristal e prata em bico de jaca, antigona, foi do enxoval do casamento de minha mãe e agora são minhas. A outra é de vidro, simples, com haste verde.




Olhem a foto do risoto:


Agora vou mostrar para vocês a minha mesa do domingo e depois dar a segunda receita, da torta de chocolate Negresco:









O aparelho de jantar é da Villa Santi, linha Porto Brasil. É a linha brasileira com a qual a Cecilia Dale trabalha em suas lojas. Os sousplats também são da Cecilia Dale by Villa Santi, feitos em rattam. O jogo americano é da linha Poème da Villa Santi. Os talheres são da Tramontina e as tacas vermelhas são de cristal, junto a outra menor de cristal da Bohemia e mais uma com haste verde simples, de vidro, que usei na mesa de sábado. Os arranjos, são de flores artificiais, já disse que sempre tenho em casa algumas dessas flores, a Cecilia Dale trabalha muitíssimo bem com arranjos artificiais e em breve teremos na loja. Os vasos são de vidro mesmo, eu vou comprando por aí tudo o que acho bonitinho e barato e guardo, porque sempre tem o momento de usar. Esse é o segredo de armar mesas bonitas, ter variedade, misturar o caro ao que é bem em conta, o luxo ao que é simples, e saber que CONTRASTE + HARMONIA = BELEZA!

Receita da torta? Vamos primeiro dar uma olhadinha nela:



A casquinha eu preparo com biscoitos Negresco, aqueles pretinhos recheados, eu os trituro e misturo com manteiga até formar uma massa homogênea.Vou colocando essa massa numa forma de fundo removível até preencher todo o fundo e os lados da forma. Levo ao forno por uns 10 minutos. Retiro. Daí coloco uma fina cadama de doce-de-leite e depois uma de ganache de chocolate. A ganache eu preparo com duas barras de 500g de chocolate meio amargo derretidos com duas latas de creme de leite. Só isso. Então recapitulando, primeiro vai a casquinha de negresco, forno, retiro, depois vai a camada de doce de leite e por último a camada de ganache de chocolate. Gente, vocês não imaginam a LOUCURA que é esta torta!!!!! De comer rezando!


Então é isso,duas mesas com duas receitas, semana que vem tem mais!

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Como Enfeitar Sua Casa Com Arranjos Bem Em Conta Do Tipo Faça Você Mesmo!

Oie! Já falei algumas vezes neste blog que eu adoro improvisar arranjos com coisas que a gente tem em casa. Amo mesmo fazer isso e ainda sai em conta. Então o post de hoje é para dar idéias de como economizar montando arranjos lindos de centro para decorar um jantar ou um almoço mais especial. Quem sabe sirva de inspiração até para o natal? Vamos lá?


Sabem aquelas latas de leite que todo mundo joga fora? Pois é, se você retirar o rótulo, elas podem servir de base para centros, no lugar de vasos, e ficam lindas com flores do campo, gypsophilas, enfim, flores mais informais. Dão um resultado maravilhoso para uma mesa rústica de almoço.


Garrafas de remédios, frascos diversos, potes vazios de compotas e geléias, tudo pode ser usado. A partir de agora, pense muito bem antes de jogar vidros fora. Reutilizá-los como centros economizará seu dinheiro, dará um resultado lindo e ainda é uma atitude ecológicamente correta. Pense verde!














Leiteiras, bules, xícaras, copos e taças, tudo isso pode servir como enfeites de mesa, a ordem é ser criativa com o que se tem!








Vasos, todos tem em casa. Não precisam combinar em tamanhos ou modelos se forem todos transparentes. Peguem os que vocês tem em casa e brinquem usando flores diferentes ou iguais:








Este aqui é muito simples, você precisa de um vaso qualquer que pode comprar numa destas lojas estilo R$1,99, uma simples vela e pétalas de rosas. As pétalas normalmente qualquer floricultura vende por uma ninharia:


Bom, bonito e barato: Vasos simples, uma única flor dentro dele, com pedras e água. Dá um efeito lindo e sofisticado!


Por esta vocês não esperavam, feijões e flores. Viu como é só ter criatividade?


Castanhas e velas também ficam deslumbrantes:


Por último, que tal uma fileira de taças de champagne com apenas um raminho dentro? Alecrim fica lindo e perfuma o ambiente:


Pronto, acabou a desculpa! Agora é escolher um dos motivos para fazer bem bonito e impressionar as visitas com a criatividade e habilidade de vocês! Até o próximo post...

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Esquenta do Natal: Vermelho!

Oie:
Como vocês sabem, já estamos aqui em pleno funcionamento para decorar as casas dos nossos clientes de natal. É isso mesmo, aqui na Villa Santi o natal chegou mais cedo,a loja já está tooooda enfeitada com inúmeras opções entre guirlandas, bolas, centros de mesa e enfeites dos mais variados temas, todos com a exclusividade da marca CECILIA DALE. Então, ilustrando o nosso post da semana, vou colocar algumas inspirações em vermelho, que é minha cor favorita de natal, para que vocês comecem a pensar no que cada um vai fazer nas suas casas. Venham comigo...

Este aparelho de nossa linha de jantar está inclusive ornamentando a nossa mesa posta de natal aqui da loja, é lindoooo:


Também adoro arranjos com flores naturais, destas que a gente compra na floricultura e vai colocando nos vasos que tem em casa:


Adoro pequenos detalhes que todos podem fazer, como amarrar uma fitinha num guardanapo colorido, fazer um laço envolvendo uma almofada, enfeitar as cadeiras da mesa, prender poinsetias artificiais nos castiçais ou enfeitar a mesa com vários porta-velas, aqui na loja temos uns lindos, inclusive iguais a esses vermelhos da foto!










Eventos mais formais sugerem produções mais requintadas:






Então, gostaram? Aqui na Villa Santi você encontra o melhor do natal em vermelho, com a marca CECILIA DALE! Esperamos por você!

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Como Fazer Um Jantar Sofisticado Sem Tempo Nem Cozinheira!

Olá amigos!
Ontem foi meu aniversário de casamento. Vou contar a vocês uma breve história: quando eu e meu marido resolvemos nos casar, o divórcio do meu primeiro casamento ainda não tinha saído. Então, resolvemos primeiro morar juntos antes de oficializar a união. E escolhemos o feriado do dia 12 de outubro para fazer nossa mudança. À noite, saímos nós dois para jantar e chamamos um casal de amigos a Ivana e o Beto Bordalo, para que testemunhassem que dali em diante nós dois nos trataríamos como marido e mulher. Trocamos alianças, fizemos juras e começamos ali nossa vida. Meses mais tarde, quando a papelada do divórcio finalmente ficou pronta, oficializamos no fórum um casamento que para nós já existia. Até hoje comemoramos a data do dia 12 e não a oficial.
E lá se vão 17 anos juntos, criamos a Gabriella, minha filha do primeiro casamento e tivemos mais dois filhos, Jade e João Pedro.
História contada, ontem resolvemos chamar para jantar conosco exatamente o mesmo casal que testemunhou nossa união naquela noite de outubro, a Ivana e o Beto. Como o feriado também era dia das crianças tive pouco tempo para fazer tudo, já que antes ainda levei o mais novo para o clube!
Então esse post é uma aula de como preparar um jantar romântico e sofisticado em pouco tempo e sem cozinheira à noite. Vamos lá:

A primeira coisa que fiz quando acordei foi telefonar para a floricultura. Descobri que a Bem Me Quer entrega em casa estilo delivery, com pagamento na hora da entrega o que facilita muito a vida de quem anda no corre-corre.Encomendei rosas Ambiance, que são amarelas com a ponta salmão, lindas! Pedi que entregassem 20 rosas, e quando chegaram as coloquei num balde com água.
Parti para fazer a sobremesa, uma mousse de chocolate branco sobre sopa fria de morangos e hortelã. Parece difícil mas é bem fácil. Faço a sopa de morangos com morangos cortados pela metade, água e açúcar, eles ficam lá fervendo e reduzindo até ficar com consistência de calda. Desligo, espero esfriar e levo para a geladeira.
A mousse, faço derretendo chocolate branco junto com duas latas de creme de leite e depois junto mais duas claras em neve. Levo também para a geladeira.

Parto para a entrada: Salmão levemente grelhado com farofa de caviar.
Corto em pedacinhos alguns pães dormidos de massa grossa, e levo à frigideira com bastante manteiga e ervas de provence. Depois de pronto, reservo.
Faço um molho reduzindo shoyo com açúcar e vinho tinto. Reservo.

E daí, corto a linguiça toscana em pedaços, levo também à frigideira por alguns minutos e reservo. Corto as cebolas e deixo também reservadas. Isto vai servir de base para o meu prato principal: Risoto de linguiça toscana e Shiraz.

Vou para o clube onde passo horas na companhia de meu marido e amigos enquanto meu filho se diverte.

Volta para casa às 16:30 hs. Meu jantar começa em menos de 4 horas. Não há tempo a perder!
Monto o arranjo da mesa: Algumas rosas, corto para que fiquem um pouco maiores mas não numa altura que incomode quem está conversando na mesa, este detalhe é muito importante! Se o jantar é sentado à mesa, o arranjo floral nunca deve ser muito alto. Desta vez peguei como vaso uma jarrinha de água mesmo, que serviu completamente. Depois peguei uns mini copinhos, cortei as rosas em tamanho bem menor e completei com uns mini vasinhos que comprei há um bom tempo atrás porque achei bonitos e nem sabia para o quê iriam servir. Estão aí. Olhem:




Daí coloquei os jogos americanos brancos em richelieu e este fantástico aparelho de jantar azul com arabescos imitando cashmere. Lindo!






Usei guardanapos brancos e coloquei estas lindas argolas de guardanapos em cristal da CECILIA DALE:





Usei talheres de prata que herdei da minha mãe:


As taças, usei bem diferentes, porque nunca gosto de todas iguais. Então usei transparentes que comprei num leilão, polonesas, outras num tom levemente âmbar que são lapidadas à mão e que herdei da minha mãe e outra para champagne mais moderna, uma flute de linhas retas. Todas de cristal, claro!






Completei com castiçais também de cristal, e olhem como ficou tudo:









Daí fui me arrumar. Os convidados chegaram, conversamos um pouco e fui fazer as entradas. Triturei a farofa no processador e esquentei um pouco. Grelhei as postas de salmão já previamente cortadas. Aqueci o molho e comecei a montar, salmão por baixo, farofa por cima com ajuda de um aro e sobre tudo o caviar bem generoso. E o molho ao redor. Ficou assim:





Comemos e mais uma vez eu me levanto para fazer o risoto. Gente, não vou dar a receita aqui, se quiserem podem me pedir, deixar e-mail que eu mando, mas garanto que risoto é a coisa mais fácil do mundo para fazer quando se está só na cozinha. Leva aproximadamente 25 minutos. O meu como já falei foi de linguiça toscana com vinho shiraz. Infelizmente esqueci de tirar foto (afinal já estava louca para sentar e comer) mas garanto que ficou lindo e delicioso!
Daí me levantei para fazer a sobremesa, que foi a mais fácil de todas. Coloquei nos bowls a sopa gelada de morangos, depois dispus sobre elas uma colherada bem grande da mousse e completei com folhinhas de hortelã:


E depois foi só curtição! Tarefa cumprida! Abaixo, eu e minha amiga Ivana, meu marido e amigo Beto e nós dois juntos, festejando mais um ano de casamento, num jantar que foi praticamente todo preparado (e casa enfeitada) numa tarde e só por mim.






Viu como dá pra fazer? Espero que tenham gostado. Bjsss
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...